sexta-feira, 13 de março de 2009

Salmo 22/21 Sofrimentos e esperanças do justo

Meus Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
As palavras do meu rugir estão longe de me salvar!
Meus Deus, eu grito de dia, e não me respondes,
de noite, e nunca tenho descanso.

E tu és Santo,
habitando os louvores de Israel!
Nossos pais confiavam e tu os salvavas;
eles gritavam a ti e escapavam,
confiavam em ti e nunca se envergonharam.

Quanto a mim, sou verme, não homem,
riso dos homens e desprezo do povo;
todos os que me veem caçoam de mim,
abrem a boca e maneiam a cabeça:

"Voltou-se a Iahweh, que ele o liberte,
que o salve, se é que o ama!"

Pois és tu quem me tirou do ventre
e me confiou aos peitos da minha mãe;
eu fui lançado a ti ao sair das estranhas,
tu és o meu Deus desde o ventre materno.
Não fiques longe d emim, pois a angústia está perto
e não há quem me socorra.

Cercam-me touros numerosos,
touros fortes de Basã me rodeiam;
escancaram sua boca contra mim,
como leão que dilacera e ruge.

Eu me derramo como água
e meus ossos todos se desconjuntam;
meu coração está como a cera.
derretendo-se dentro de mim;
seco está meu paladar, como um caco,
e minha língua colada ao maxilar;
tu me colocas na poeira da morte.

Cercam-se cães numerosos,
um bando de malfeitores me envolve,
como para retalhar minhas mãos e meus pés.
Posso contar meus ossos todos,
as pessoas me olham e me veem;
repartem entre si as minhas vestes,
e sobre a minha túnica tiram sorte.

Tu, porém, Iahweh, não fiques longe!
Força minha, vem socorrer-me depressa!
Salva minha vida da espada,
meu único ser da pata do cão!
Salva-me da goela do leão,
dos chifres do búfalo minha pobre vida!

Vou anunciar teu nome aos meus irmãos,
louvar-te no meio da assembléia:
"Vós que temeis a Iahweh, louvai-o!
Glorificai-o, descendência de toda Jacó!
Temei-o, descendência toda de Israel!"

Sim, pois ele não desprezou,
não desdenhou a pobreza do pobre,
nem lhe ocultou sua face,
mas ouvindo-o, quando ele gritou.

De ti vem meu louvor na grande assembléia,
cumprirei meus votos frente àqueles que o temem.
Os pobres comerão e ficarão saciados,
louvarão a Iahweh aqueles que o buscam:
"Que vosso coração viva para sempre!"

Todos os confins da terra se lembrarão e voltarão a Iahweh;
todas as famílias das nações diante dele se prostarão.
Pois a Iahweh pertence a realeza: ele governa as nações.
Sim, só diante dele todos os poderosos da terra se prostarão,
perante ele se curvarão todos os que descem ao pó;
e por quem não vive mais, sua descendência o servirá
e anunciará o Senhor à geração que virá,
contando a sua justiça ao povo que vai nascer:
ele a realizou!



Jesus deu mole no último momento? Eu já ouvi isso. O povo 'dele' [caramba, ele era judeu né? não consigo lembrar], na hora da morte começava a recitar [não sei se é a palavra adequada] esse salmo, se elas morriam antes de terminar os familiares terminavam, era o costume. Jesus não teve ninguém pra continuar pra ele. Jesus seguiu o 'protocolo', e ainda ficam julgando o cara. --' Heei, Jesus não seguia o mitraismo na época não! ¬¬'